A manutenção preventiva visa garantir as boas condições do veículo para evitar surpresas desagradáveis como panes durante a viagem e manter a segurança no funcionamento do veículo e consequentemente no transporte em geral.
Manutenção Corretiva
Durante a manutenção preventiva, é possível verificar todos os detalhes e, assim, fica mais fácil perceber as reais condições de funcionamento do veículo e reparar, no tempo certo, pequenas avarias que poderão causar grandes transtornos para os motoristas.
Por exemplo, a verificação rotineira dos faróis e lanternas podem reduzir problemas de sinalização e visibilidade em períodos de chuva ou durante a noite.
Eventualmente, o técnico gestor irá se deparar com pedidos urgentes de reparos que podem vir por decorrência de falhas ou acidentes. Assim, a manutenção corretiva é adequada para problemas de bateria, falhas no freio, alta temperatura nos motores, consumo excessivo de combustível, entre outros.
Manutenção Preditiva
A escolha dela acontece quando há uma gestão de acompanhamento das condições mecânicas e elétricas dos veículos. Tem como objetivo detectar com antecedência os possíveis problemas, antes que fiquem sérios. Alguns equipamentos podem auxiliar no diagnóstico exato, como câmeras termográficas, rastreadores e testes de vibração.
Com esse tipo de reparo é possível verificar componentes que se desgastam antes da expiração dos prazos estipulados pelo fabricante. Isso porque depende da regularidade do uso e do peso transportado pelo veículo, por exemplo..